segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Tabaco


Dia 1 de Janeiro de 2008 entra em vigor uma nova lei anti-tabagismo. Ainda não a investiguei ao pormenor, mas parece-me que foi aberta "caça" ao fumador.

É certo que o fumo do tabaco pode ser bastante incomodativo, mas já que estamos a marginalizar aqueles que, como eu, gostam de fumar o seu cigarrinho, e outros, que necessitam da nicotina que eles contêm, vamos então marginalizar em grande.

Que tal abolir a salada com cebola, ou a saborosa açorda de alho, porque aquilo provoca um hálito terrível, e tal como o fumo do tabaco, é incomodativo. Não é esse o ponto fulcral da questão? o incomodo de outras pessoas? Vamos, portanto, mais longe. Que tal proibir as roupas, com um cheiro característico a naftalina, ou perseguir aqueles que se encharcam em after-shave barato? E porque muita gente, nomeadamente as chamadas "velhas beatas", se encontra incomodada com os beijos dos mais jovens nas vias públicas, vamos então marginalizar os beijoqueiros públicos. Indo ainda mais longe, que tal acabar com o sexo nos locais públicos? Quem é que, enquanto jovem, nunca o praticou no carro em plena via publica, no mato, numa casa de banho publica, em escadas alheias, ou até mesmo num cinema deserto? está tudo maluco ou quê?

Meus amigos, usem o mesmo bom senso que muitos fumadores utilizam quando estão na presença de crianças, em refeições e etc, e se afastam ou simplesmente não fumam, apesar de estarem mortinhos por isso. Não nos tirem é o prazer de estar no café a ver o Glorioso, a mandar umas caralhadas, bebendo a bela da mini e dando umas valentes passas.

4 comentários:

Gustaf disse...

Que interessante o ponto de vista de um fumador.
Dira primeiro que o bom senso é raro (senão inexistente) nos fumadores. Quantos de nós conseguem sair a um restaurante, a um bar ou a uma Disco sem vir com o cheiro de 30 cigarros? Quantos de nós não apahamos com o fumo no café, a bata atirada para o chão na praia ou à beira de qualquer semáforo? Quantas vezes apanhei eu com cinza (e pontas) atiradas pela janela fora, parecendo que actualmente não se fabricam automóveis com cinzeiro no seu interior? Civismo zero!
Depois a quetão de acabar com a salada de cebola, cheiro a nafetalina ou beijos de velhas enrugadas... Prejudica a saúde de quem? Cria cancro de quê? Fico com o cheiro incomudativo o dia todo se, por acaso, alguém a meu lado estiver a comer alho? Não me parece. Sou fumador passivo há anos... Basta!
Direito à nicotina? Existem uns adesivos muito bons. E que direitos tenho eu? Não tenho o direito de não querer levar com um cheiro que incumoda e um fumo que prejudica a saúde? "se não quer levar com o fumo, não venha ao café"... belo argumento este... E que tal "se quer fumar, vá para a a rua, pois prejudica menos pessoas"? Não terei o deireito a ver os cebeçudos (SLB), rir e gozar um pouco, mandar umas caralhadas, beber umas minis e não me preocupar com o cheiro e o fumo que vem de um qualquer paneleiro de gola alta?
Houvesse civismo e nada disto se discutia. Agora é tarde demais... Aumente-se (ainda) mais os impostos sobre o tabaco e as coimas a quem não quer ser civilizado!

Uncle Istvan disse...

Bem, quem poderia ser o primeiro a comentar senão o mano Gustavo. Eu sei que tu sempre foste um pouco “Velho do Restelo”mas se calhar podias não puxar tanto a brasa a tua sardinha. criticas os fumadores, mas claro, tu não fumas, queres perpetuar o mito de que o esperma evita o cancro na mama. Meu amigo, eu sempre que posso utilizo o argumento do suco vitamínico para ver se elas caem na esparrela, e só escrevi o tal post porque muito pessoal falava disto como se fosse uma verdade universal e eu tive a sorte de estar mais atento, e poder corrigir algo com que não se brinca, a saúde. Afinal, o indivíduo cívico, apesar de fumador, fui eu.

Falando em tabaco, e já que criticas os fumadores com tanto vigor, eu pergunto-te a ti, individuo cívico, quando é que largas a mota e mudas para um bicicleta, ou então vendes o teu carro e andas a pé como muitos fumadores? Que tal utilizares todo esse vigor, não para criticar mas para fazeres a diferença? Ou as emissões gasosas emitidas pelos teus veículos motorizados não afectam ninguém? E ao dizeres que existem uns “belos” pensos de nicotina, apenas demonstras que felizmente nunca foste fumador. Faz-me lembrar alguém que nunca fodeu dizer ao amigo, “Epah, deixa de ir à cona e de praticar sexo anal com a tua namorada, bates umas punhetas que também é bom, e assim também evitas que a chavala apanhe cancro no cólon.”

Para que fique claro, existem fumadores desrespeitadores, mas não todos, portanto apenas defendi algum bom senso e alguma compreensão para aqueles que necessitam de fumar. Bom senso esse, que tu e muito outros exigem dos fumadores mas não retribuem.

Gustaf disse...

Bom, vou defender-me um pouco. O bom senso de que tu falas até o tens. O pior é que, em regra, quem não o tem, são os fumadores... Muitas vezes não me importo de ir para a esplanada para os outros fumarem, não me importo que os outros fumem enquanto como, por isso considero que tenho bom senso. Mas levo sempre com um comentário aberrante e palerma, do estilo "a liberdade é para todos... Está mal? Vá lá para fora tomar o café!". Ou seja, "amor, com amor se paga".

Quanto ao largar a mota e o carro. Assim o farei a partir do momento que haja alternativas para isso. Para teres um ideia, de transporte próprio levo 10 minutos, de autocarro, metro ou afins, levaria mais de 30 min. Se houver ciclovias e outros que tais, de certeza que sou dos primeiros a deixar de lado o carro ou a mota. Aliás, a mota é, só por si, uma alternativa ao carro (mais poluente e maior).
Sabes bem que até gosto de exercício físico, por isso não seria um "desprazer".

Volto a frizar que a minha intervenção foi devido ao pouco bom senso dos fumadores em geral (que está um pouco presente na tua mensagem inicial), não contra os que, por tabela, levam com regras e impostos exagerados.

Aproveitando a linha dos impostos... Conheço várias pessoas que reduziram para menos de metade o consumo do tabaco por protesto ou dificuldades económicas causadas pelo tabaco.
Então mas será que o melhor inimigo do vício é o dinheiro? Ou o vício não é assim tão grave?
Porque será que tanta gente reduz o consumo do tabaco quando apanha um "susto" em termos de saúde? Seria o vicio uma desculpa para não se querer parar de fumar?

Vem daí a conversa dos pensos de nicotina... Será o vicio assim tão desesperante que "só" o dinheiro e a saúde fazem acabar com ele?

Valeu o riso (sem tosse nem catarro) ao ler o teu post, a brincar com o cancro do cólon...
Mas visto que o normal seria não se fumar, utilizaria o exemplo ao contrário. Ou seja, dizer que a punheta é melhor que o sexo porque é um vicio que te dá prazer! E já agora, porque não praticá-la em pleno café, bem pertinho dos bolos? Não me digam que não eram capazes de compreender que aquilo era um vicio e que aquele sujeito também tem direito ao seu momento de prazer...

Uncle Istvan disse...

Parafraseando Herman José no programa sexo para todos: "As opiniões são como as vaginas, quem quiser dá-la, dá-la". No entanto não me apetece estar a escrever outro testamento. abraço.